Download Grátis - Livro - Xamã (Noah Gordon)


Descrição:

Mais uma vez, Noah Gordon incursiona pelo difícil campo da história da medicina. Estamos no século XIX, nos EUA, em pleno novo continente atravessado por lutas causadas pela mistura de raças. É tempo de perseguições sociais, destruição de populações indígenas e escravidão.


É nesse cenário que desembarca o jovem escocês Cole, herdeiro de uma tradição que remonta à Idade Média, e que o faz perceber a iminência da morte. É aí, também, que ele entra em contato direto com os índios Sauks e Mesquakies, ao se instalar na fronteira do Illinois.


Auxiliado pela mulher, chamada Makwa-ikwa, ele aprende técnicas milenares, que associa a seu conhecimento ocidental. Apaixonado pela ex-amante de um bandido, ele adota o filho dela e se torna pai de Xamã, o menino surdo.


É através de Xamã que o leitor conhecerá as agruras da superação da deficiência, impulsionada por uma força de caráter inabalável, assim como o ensino das universidades de medicina então existentes e os primeiros hospitais.


Contra um pano de fundo monumental, em que se destacam os horrores da Guerra da Secessão, desenrola-se a vida aparentemente simples de dois homens cativantes, cuja energia vital nasce da vocação para amar e curar seus semelhantes, sem preconceitos.




0 comentários: