Download Grátis - Livro - A Mulher que Escreveu a Biblia (Moacyr Scliar)





Descrição:

“A mulher que escreveu a Bíblia”, conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, a um só tempo encantadora e assustadora. Ela fora, no século X a. C., uma das setecentas esposas do rei Salomão - a mais FEIA de todas, mas a única capaz de ler e escrever; e a quem, encantado com essa habilidade inusitada (“...mulher escrevendo? ...Mulher, mesmo feia, era para cuidar da casa, para casar, gerar filhos.”), o sábio Rei encarregou de escrever a história do seu povo. História essa que a anônima narradora batiza com um nome grego: bíblion, BÍBLIA.

Não por acaso “a feia” é anônima. A História, a grande e oficial História onde figuram Salomões, Napoleões e Césares é escrita, de fato, pelos excluídos, deserdados, anônimos. Através dessa personagem de grande fealdade e inteligência ainda maior, Moacyr Scliar mostra sua simpatia pelos discriminados e verdadeiros heróis dos tempos.

Utilizando-se de uma narrativa virtuosa e fascinante, que conjuga anacronismos, erudição, linguagem bíblica e chula, o autor construiu com grande sucesso, o que os editores chamaram de “misto de sátira e aventura”. O resultado chegou no ano seguinte ao seu lançamento, dando a Moacyr Scliar o Prêmio Jabuti de 2000.

Moacyr Scliar é sem dúvida um de nossos maiores autores contemporâneos. Não por acaso tem vários de seus livros publicados em doze idiomas e recebeu três vezes o prêmio Jabuti, além do APCA e o Casa de Las Americas. Sua obra abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio. Entre mais de sessenta obras, citamos: “O carnaval dos animais”, “O exército de um homem só”, “O centauro no jardim”, “Max e os felinos” – em que o canadense Yann Martel, prêmio Booker de 2002, declarou ter se baseado pra escrever o seu “The Life of Pi” - e “A Orelha de Van Gogh”.



0 comentários: