Download Grátis - Livro - As Pupilas do Senhor Reitor (Júlio Dinis)





Descrição:


Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nasceu no Porto a 14 de Novembro de 1838, e morreu, na mesma cidade, a 12 de Setembro de 1871.

Deu aulas na Escola Médico-cirúrgica do Porto, onde estudou. Porém, a tuberculose, fez com que Júlio Dinis se dedicasse por inteiro á literatura.        O seu primeiro romance, As Pupilas do Sr. Reitor foi editado em 1867. De seguida, toda a sua vida literária foi repleta de excelentes obras, de entre as quais Uma Família Inglesa (1868); A Morgadinha dos Canaviais (1868); Serões da província (1870); Os Fidalgos da Casa Mourisca (1872); Poesias (1874); e muitos outros.

A sua obra mais conhecida, que marcou também a sua estreia na literatura foi As Pupilas do Senhor Reitor. Este clássico retrata um romance dos anos 60, que nada parecido aos que existem actualmente, nos ajuda a compreender a ideia que as pessoas idosas têm acerca dos romances de hoje em dia. Fala-nos também, com grande clareza, acerca da vida e dos problemas daquele tempo, tanto no campo, como na cidade e em qualquer faixa etária ou social.

Duas meias-irmãs são regidas pelo reitor da aldeia que as tenta sempre criar da melhor maneira. As duas órfãs vão numa longa história apaixonar-se por dois irmãos, muito distintos um do outro, sempre num ambiente muito fechado como era o habitual da época.
Este livro enriquece-nos quer no vocabulário, como na cultura geral. A leitura é de fácil compreensão e vocabulário acessível.

Maior parte dos jovens do mundo moderno, não têm a mínima noção dos anos em que o regime era completamente diferente do que aquilo que é hoje. Não se concebiam namoros escondidos nem mais do que simples conversas. As mulheres tinham de ser submissas e donas de casa, e os homens trabalhavam e eram os únicos a trazer o sustento do lar. Esta é uma ideia completamente reprovável por maior parte das pessoas hoje em dia. A leitura desta obra é também uma forma de incentivar a leitura de clássicos, que tão evitados são hoje em dia pelos jovens, visto que este é um romance, todo ele recheado de ironia e humor. A história é bastante explorada, o que faz com que o enredo se torne mais interessante dando origem a que o leitor consiga criar laços com as personagens.



0 comentários: